top of page

VI Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária 

12 a 14 de Setembro de 2018

Universidade Federal Rural de Pernambuco

​

Em 2011, a Incubadora de Empreendimentos Solidários da UFPB programou um encontro para troca de experiências com representantes da ITCP da Unicamp em João Pessoa. Decidiram convidar para essa atividade as demais incubadoras e grupos universitários que atuam no campo da economia solidária na Região Nordeste. A presença de mais de uma dezena de incubadoras naquele momento configurou o que se denominou I Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária – ENIES.

 

De lá para cá, outros quatro ENIES foram realizados, sendo o segundo novamente em João Pessoa/PB (UFPB), o terceiro em Campina Grande/PB (UFCG), o quarto em Natal/RN (UFRN) e o quinto em Juazeiro do Norte/CE (UFCE). O processo de organização do V ENIES apresentou como avanço importante a disposição das duas Redes de Incubadoras de participarem da organização dos Encontros, através da Rede de ITCP’s e Rede Unitrabalho, colaborando com a Incubadora que sedia o Encontro no Comitê Organizador.

 

Em 2017, estava programada a realização do VI ENIES na UFAL – Arapiraca,  mas problemas conjunturais dificultaram sua realização.

 

A proposta de realização do VI ENIES em Recife/PE, nos dias 12 a 14 de setembro de 2018, tendo a INCUBACOOP/UFRPE como sede, acompanha essa trajetória de articulação, diálogo e ajuda mútua entre as Incubadoras Nordestinas de Economia Solidária, e pretende se constituir em um momento importante de debate sobre os imensos desafios que a conjuntura atual impõe ao campo da trabalho associado e à democratização da sociedade brasileira, bem como sobre o papel das incubadoras e da própria universidade.

 

 

Público  

  • Incubadoras Universitárias de Economia Solidária da Região Nordeste e de outras regiões do País; 

  • Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, Segurança Alimentar, Saúde Mental, Apoio à Agricultura Familiar e aos Assentamentos de Reforma Agrária, Habitação Popular;

  • Trabalhadores e Trabalhadoras Associados/Cooperativados do campo da economia solidária e suas redes e movimentos sociais;

  • Instituições de Apoio e Fomento que realizam assessoria técnica às iniciativas de economia solidária;

  • Pesquisadores/as dos temas relacionados ao trabalho associado, cooperativismo e economia solidária

bottom of page